quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O INCONSCIENTE


O inconsciente se qualifica como um processo de pensamento e de ação frente ao mundo e aos nossos semelhantes, é definido como o reino dos pensamentos, desejos e ações vagas, não claramente conhecidas nem completamente admitidas, é a região do pensamento incontrolado. Por exemplo: eu não penso para trocar a marcha do carro, eu não penso para vestir uma roupa,  esses tipos de ações, são ações insconscientes porque eu não necessito pensar nelas,  é automático.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015





MAQUINARIA ESCOLAR


Na escola professor manda e aluno obedece;
Aluno desobediente é aluno expulso;
Sistema escolar- sistema de produção;
Alunos analfabetos funcionais.


(DES)ENCANTOS DA PEDAGOGIA MODERNA


De 1922 a 1935 foram construídas uma política educacional liberal;

Procuravam não somente a reprodução do ambiente pedagógico do maquinismo industrial, mas associação mecânica de organização escolar fabril;

Retira a educação da tutela da Igreja e do Estado;

Formação docente como ponto de partida das reformas de instrução pública no país, construção de uma "experiência pedagógica inovadora";

O efeito mais importante da modernidade pedagógica foi produzir identidades sociais que se definiram em uma produção da diferença cultural e social.

















segunda-feira, 5 de outubro de 2015



HISTÓRIA DA LEITURA




A  história da leitura tornou-se um campo de estudos muito útil a partir dos anos 1970, sobretudo com o registro escrito da história desenvolvida na França ficando conhecida como nova história. Foi com essa "nova história", que se desenvolveu o interesse por novos objetos de estudo, novos enfoques e novos problemas para a História. Deu-se então a "prática de leitura", isto é, a prática da leitura em várias épocas da nossa história foi  se transformando de acordo com a composição social de cada uma dessas épocas.
O historiador Roger Chartier, um dos principais representantes dos estudos sobre a história da leitura, percebeu que as práticas de leitura exerciam nas "comunidades interpretativas" no decorrer da história, um grande impacto. Hoje o hábito de leitura, está associada a dependência da tecnologia.
A leitura é para a mente o que a música é para a alma. A leitura, desafia, capacita, encanta e enriquece a imaginação.