quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O complexo de Electra



O complexo de Electra, é baseado no mito grego segundo o qual Electra, para vingar o pai, Agamêmnon, incita seu irmão Orestes a matar a mãe, Clitemnestra, e seu amante Egisto, que haviam assassinado Agamêmnon.
A menina, nesta fase, sente uma espécie de frustração e ressentimento para com a mãe, culpabilizando-a por não possuir o pênis, este é um momentocrítico no desenvolvimento feminino. Segundo Freud: "A descoberta de que é castrada representa um marco decisivo no crescimento da menina. Daí partem três linhas de desenvolvimento possíveis: uma conduz à inibição sexual ou à neurose, outra à modificação do caráter no sentido de um complexo de masculinidade e a terceira, finalmente, à feminilidade normal"(1933, livro XXIX, p.31).
A superação do complexo de Electra se dá quando a menina passa a se identificar novamente com a mãe, assumindo uma identidade feminina e buscando em outros homens referências como a do seu pai.
O desejo de saber onde a menina percebe que os meninos têm pênis e ela não, é o elemento essencial da sexualidade feminina, para Freud. Ela transfere seu rancor para a professora (pois é mulher), e contratrasnfere quando adulta para a gestação de um filho, e se mal resolvida, a inveja poderia gerar sintomas neuróticos ou complexo de masculinidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário