domingo, 9 de julho de 2017

FESTA JUNINA


Enfim, chegou a tão esperada festa junina na EMEF Tancredo Neves, foi um sucesso total, somos uma equipe de professores e colaboradores bem unidos, a equipe pedagógica, o conselho escolar, a comunidade. Tenho orgulho de fazer parte desta escola, meu segundo lar.



 A imagem pode conter: 26 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péNenhum texto alternativo automático disponível.

EDUCAÇÃO NO BRASIL

Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola.

Esse texto inicia uma reflexão sobre como anda a educação no Brasil.

http://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-no-brasil.htm


Resultado de imagem para educação no brasil

terça-feira, 4 de julho de 2017


 Síntese Projeto de Aprendizagem 


Síntese do trabalho com os alunos da turma de 7º ano da EMEF Tancredo Neves, feita para  disciplina Projeto Pedagógico em Ação.
Quando comecei o projeto com os alunos do 7º ano, achei que eles não iriam corresponder as minhas expectativas, mas depois cada grupo formado foi se integrando e conseguindo fazer os projetos como solicitado.
Analisando o blog das colegas notei que elas mesmas procuraram trabalhar com um projeto já em andamento ou elas elaboraram junto com a turma.
Todas nós temos realidades diferentes em nossas escolas.
A Claudia trabalhando com a educação infantil conseguiu fazer com os pequeninos o projeto Conviver, trazendo questões e assuntos sobre família, amigos, escola...
As colegas Andreia, Alessandra e Débora trabalharam com projetos já com o tema proposto pela escola, trazendo o tema sobre literatura universal, e a Olgair trabalhou com o tema sobre o meio ambiente.
No decorrer do meu projeto houve muitas certezas e duvidas de minha parte em relação aos grupos, pois alguns dos alunos tinham dúvidas do que fazer e como fazer. Mas ao final do projeto eles conseguiram realizar com sucesso todas as etapas propostas por mim. Os trabalhos ficarão expostos no corredor da escola para que outros alunos possam ver, e assim também terem uma ideia de como trabalhar sua autonomia.
Chego ao final deste trabalho sabendo que podemos e devemos incentivar os alunos a participarem e terem mais autonomia em sala de aula, descobrirem que podem fazer diferente, sem cair na rotina maçante que é ficar sentado por 4 horas dentro da escola, ouvindo e prestando atenção sem ter opinião própria.



Resultado de imagem para projeto pedagogico em ação


segunda-feira, 3 de julho de 2017

EDUCAÇÃO ESCOLAR


            Entre os princípios que devem nortear a educação escolar, contidos na nossa Carta Magna – a Constituição de 1988 –, em seu art. 206, assumidos no art. 3º da Lei n. 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB), consta, explicitamente, a “gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino” (inciso VIII do art. 3° da LDB). Trata-se de enfrentar o desafio de constituir uma gestão democrática que contribua efetivamente para o processo de construção de uma cidadania emancipadora, o          que requer autonomia, participação, criação coletiva dos níveis de decisão e posicionamentos críticos que combatam a ideia burocrática de hierarquia. Para tanto, é fundamental que a escola tenha a sua “filosofia político-pedagógica norteadora”, resultante, como já mencionado, de uma análise crítica da realidade nacional e local e expressa em um projeto político-pedagógico que a caracterize em sua singularidade, permitindo um acompanhamento e avaliação contínuos por parte de todos os participantes das comunidades escolar (estudantes, pais, professores, funcionários e direção) e local (entidades e organizações da sociedade civil identificadas com o projeto da Escola).     A autonomia da escola para experienciar uma gestão participativa também está prevista no art. 17 da LDB, que afirma: “os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público”.
            A LDB é mais precisa ainda, nesse sentido, no seu art. 14, quando afirma que: os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica de acordo com as suas peculiaridades, conforme os seguintes princípios: I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Cabe lembrar, ainda, a existência do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado como Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2014. Esse Plano estabelece objetivos e prioridades que devem orientar as políticas públicas de educação no período de dez anos. Dentre os seus objetivos, destaca-se a democratização da gestão do ensino público, salientando-se, mais uma vez, a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes, bem como a descentralização da gestão educacional, com fortalecimento da autonomia da escola e garantia de participação da sociedade na gestão da escola e da educação.


Resultado de imagem para os conselhos escolares e a escola democrática
http://portal.mec.gov.br

sábado, 1 de julho de 2017

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



“O Projeto Político Pedagógico representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos a que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar. (J.C. Libâneo)

Resultado de imagem para ppp