PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
As dificuldades que certos alunos apresentam para aquisição de conhecimentos podem ser de ordem sensorial, motora, intelectual, da linguagem afetiva ou social.
As crianças com dificuldades de aprender são aquelas que não conseguem adquirir conhecimentos que as tornem aptas a desincubirem com eficiência nas tarefas próprias para sua idade.
Pode ocorrer também que um aluno apresente um tipo específico de incapacidade para aprender.
Alguns problemas de aprendizagem:
DISLALIA- é o distúrbio da fala (articulação), que consiste em omissões, substituições ou adições de fonema, envolvendo a PONÚNCIA errada das palavras.
Ex.: fala imatura-linguagem de bebê;
lambdacismo-troca "r" por "l" = rato-lato;
sigmatismo- dificuldade de pronunciar "s" ou "z".
GAGUEIRA OU TARTAMUDEZ- também transtorno da fala (ritmo), e há dois enfoques para explicá-la.
1- Enfoque biológico- imaturidade neurofisiológica e dificuldade associativa.
2- Enfoque psicológico- segundo Telford deve-se considerar os seguintes fatores:
- a gagueira varia de acordo com fatores situcionais;
- tem componentes emocionais;
- a redução dos conflitos e da ansiedade ajudam à atenuar a gagueira;
- o aparecimento da gagueira coincide com a fase de muita pressão sobre a criança;
- pais de gagos estabelecem objetivos muito altos para seus filhos.
A tendência é considerar as duas teorias, pois observa-se que a gagueira aparece numa fase em que coincide a imaturidade (2 ou 3 anos de idade), com a ansiedade resultante de vários medos, como o de ser punido.
DISLEXIA- dificuldade específica de leitura. Crianças com dislexia apresentam leitura silabada, com hesitações e adivinhações. Podem omitir ou transpor letras como: "b" e "d", "t" e "b", "c" e "g"...
Tem sido apontadas várias causas como imaturidade, desnutrição, doenças crônicas, problemas visuais e auditivos não detectados, disfunção neurológica e problemas psicológicos.
Erros na escrita dos disléxicos chama-se DISORTOGRAFIA.
O tratamento recomendável começa pelo diagnóstico precoce e avaliação com equipe multidisciplinar com pedagogo, psicólogo, neurologista e fonoaudiólogo.
Temos ainda outros distúrbios como DISCALCULIA, que é a dificuldade para cálculos e DISGRAFIA que é a dificuldade específica para a escrita.
Escolhi esta postagem por ser um tema sempre atual em nosso práxis,a colega utilizou uma forma clara,argumentativa e esclarecedora para tratar destes assuntos.O único ponto que faltou foi citar a fonte das afirmações sobre as dislalias,dislexias...
ResponderExcluirEscolhi esta postagem por ser um tema sempre atual em nosso práxis,a colega utilizou uma forma clara,argumentativa e esclarecedora para tratar destes assuntos.O único ponto que faltou foi citar a fonte das afirmações sobre as dislalias,dislexias...
ResponderExcluir