quinta-feira, 12 de outubro de 2017

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEGUNDO JEAN PIAGET

Jean Piaget nasce na Suíça em 1896. Aos 10 anos publica em 1907 um artigo com estudos sobre um pardal branco que ele observava em um jardim público. No ano de 1919, começa a trabalhar com testes de inteligência infantil. Intrigado com as respostas incorretas das crianças, começa a trabalhar no exame dos processos de raciocínio subjacentes a essas respostas. Piaget descobriu que as crianças não pensavam como adultos. Depois de muitas interações com crianças, começou a suspeitar que atrás das declarações aparentemente sem lógica existiam processos de pensamento que possuíam uma ordem e uma lógica própria. As ideias de Piaget abriram uma nova perspectiva  nos estudos da mente. Ao fim de quase 75 anos de trabalho, Piaget tinha desenvolvido, uma teoria cognitiva e o que veio a ser chamada de epistemologia genética. Ainda que ele não tivesse proposto uma reforma educacional, liderou um modo de pensar sobre as crianças que forneceu a base para movimentos de reforma educacional recentes. 
Piaget influenciou gerações de educadores com sua crença de que as crianças não são depósitos vazios que devem ser enchidos com conhecimento (conforme a pedagogia tradicional), mas sim construtores ativos de conhecimento, pequenos cientistas que estão constantemente criando e testando suas próprias teorias sobre o mundo.  


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