APRENDIZAGENS
Este semestre refletimos muito sobre inclusão, um assunto atual e de interesse
mundial. A inclusão acontece
quando aceito o outro como ele é, respeitando a sua capacidade lenta (ou
nenhuma) no processo de aprendizagem. Respeitar a
individualidade de cada criança é essencial para o seu desenvolvimento e autonomia.
Ao falar do professor que ajuda o aluno
necessitado, onde ele ensina e não transfere conhecimento, é respeitar a
autonomia e a identidade do educando. Na citação a seguir, do livro “Pedagogia
da Autonomia” de Paulo Freire, ele fala nessa questão do necessário para aprender. Educar é também respeitar as diferenças sem
discriminação, pois esta é imoral, nega radicalmente a democracia e fere a
dignidade do ser humano.
É preciso insistir: este saber necessário ao professor
– que ensinar não é transferir conhecimento – não apenas
precisa de ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser
–ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica, mas também precisa de
ser constantemente testemunhado, vivido. (Freire, 1996, p. 25).
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