domingo, 17 de dezembro de 2017



APRENDIZAGENS


          Este semestre refletimos muito sobre inclusão, um assunto atual e de interesse mundial. A inclusão acontece quando aceito o outro como ele é, respeitando a sua capacidade lenta (ou nenhuma) no processo de aprendizagem. Respeitar a individualidade de cada criança é essencial para o seu desenvolvimento e autonomia.
          Ao falar do professor que ajuda o aluno necessitado, onde ele ensina e não transfere conhecimento, é respeitar a autonomia e a identidade do educando. Na citação a seguir, do livro “Pedagogia da Autonomia” de Paulo Freire, ele fala nessa questão do necessário para aprender. Educar é também respeitar as diferenças sem discriminação, pois esta é imoral, nega radicalmente a democracia e fere a dignidade do ser humano.

É preciso insistir: este saber necessário ao professor – que ensinar não é transferir conhecimento – não apenas precisa de ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser –ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica, mas também precisa de ser constantemente testemunhado, vivido. (Freire, 1996, p. 25).

                  As aprendizagens até aqui estudadas foram de grande valia num mundo tão voltado para si. Viver com o diferente não é difícil, difícil é conviver com a indiferença.






FREIRE, Paulo - Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário