terça-feira, 10 de maio de 2016



MÚSICA NA ALMA

Nossa alma fica leve ao ouvir uma boa música, e fala com nosso cérebro: direto ao sistema límbico (responsável por nossas emoções, motivação e afetividade).
Sekeff fala que: A linguagem musical não é somente um recurso de combinação e exploração de ruídos, sons e silêncios, é também um recurso de expressão (sentimentos, ideias, valores, cultura e ideologias), de comunicação (do indivíduo com ele mesmo e com o meio que o circunda), da gratificação (psíquica, emocional, artística), de mobilização (física, motora, afetiva, intelectual), e também de autorrealização (o indivíduo com aptidões artístico-musicais, que mais cedo ou mais tarde as direciona a um fazer pelo qual se realiza), ou simplesmente de apreciação, vivendo o prazer da escuta (2003, p.13).  
A autora se refere a capacidade educativa da música, tendo na linguagem musical um referencial mais abrangente e lapidado onde propõe um significado mais amplo da música.
"Sem música, a vida seria um erro". Friedrich Nietzsche



Um comentário:

  1. Carla

    Que maravilha a tua reflexão e a citação"Sem música a vida seria um erro".Trabalhar a música na escola é muito benéfico, pois os alunos deixam sua imaginação voar!
    Abraços Luciane

    ResponderExcluir