domingo, 28 de maio de 2017

Novo projeto de aprendizagem dos alunos


        Mais um projeto foi apresentado na semana passada, os alunos estão bem integrados e participativos em relação ao assunto selecionado por eles. Novamente foi feito um cartaz com o diário de bordo, suas dúvidas e certezas, mapa conceitual,síntese reflexiva.
        O projeto escolhido por eles foi: Lua
   Esse trabalho está bem completo, onde todos os alunos envolvidos participaram e, de uma forma ou outra, contribuíram para que ele fosse realizado.





ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EIXO V

           
        Neste eixo vamos trabalhar com a organização do ensino fundamental, impasses e perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN).
        Em seu discurso no vídeo da aula inaugural da Faculdade de Educação da UFRGS, Jamil Cury fala da constituição de 1948, gestão compartilhada, no Manifesto de 1932, 83 anos de escola pública posta em uma constituição brasileira, Constituição de 1934(LDB), em 1937 uma Constituição ditatorial, sendo o sujeito da educação a família onde a Igreja Católica dá apoio. A partir da Constituição de 1988 nasceu dois projetos: sindético e analítico. Ele fala também da FUNDEB- disciplinarização do financiamento, indução da municipalização do ensino. Comecei a fazer alguns questionamentos: A reforma do ensino médio vai beneficiar o aluno? E quanto ao ensino profissionalizante, vai ser como era antigamente ou apenas mais uma emenda que não sairá do papel? 
        Eu sou a favor do ensino profissionalizante, desde que seja voltado para profissões que realmente estejam inseridas no campo de trabalho. E também sou a favor do ensino integral nas escolas. Um ensino de qualidade requer profissionais capacitados para exercê-lo. 
        Temos que oferecer aos nossos alunos educação de qualidade, desde o 1º ano ensiná-los a ler e escrever como acontecia antigamente, hoje a educação está muito solta, tem alunos no 3º ano sem saber escrever o próprio nome. 

        Reabrir uma outra LDB??


Resultado de imagem para paulo freire
O BOM PROFESSOR

            

O bom professor deve incentivar uma relação aberta entre escola e família. Além disso, o professor deve ser aquele que estimula a curiosidade, é questionador – não para humilhar o aluno e mostrar que ele é o detentor do saber, mas para dar condições de o aluno refletir sobre os temas abordados na sala de aula, levando-o às suas próprias descobertas.

Nas práticas de sala de aula, o bom professor deve estimular os alunos a exercitarem a cidadania, levando-os a agir de forma correta, pensando nas consequências de seus atos, sendo responsáveis com a vida no planeta, com a preservação do meio ambiente, com a educação e o respeito na vida cotidiana, valorizando a pluralidade cultural, tendo controle sobre sua liberdade, preocupando-se com o bem-estar do outro e do meio político e social em que vive.

O bom professor é aquele que não se preocupa em ser conteudista, mas que promove a circulação do conhecimento, que aguça a curiosidade, que proporciona a reflexão, abrindo espaço para o diálogo saudável, para a troca de informações, propondo que cada sujeito envolvido no processo deixe sua opinião – as informações que já tem sobre algum assunto. E deve permitir que o lúdico faça parte das atividades rotineiras da sala de aula, pois aprende-se muito mais através da brincadeira, da diversão e do prazer.

Com isso, permite-se que os alunos cresçam enquanto pessoas e enquanto profissionais. Que sintam as necessidades do mundo, de que somos responsáveis para que tudo corra bem, para que as coisas aconteçam de forma organizada e planejada, visando o crescimento social do país.



sábado, 13 de maio de 2017

Continuando com os projetos


      Nesta semana alguns projetos me foram entregues, a turma é muito desorganizada, quando pedi-lhes para pesquisarem, foi uma bagunça geral. Muitos dos alunos ainda não conseguem procurar na internet, outros só se interessam em fazê-lo se receberem nota de outras disciplinas, mas mesmo assim consegui despertar o interesse deles. Recebi apoio dos professores, principalmente a de português e de ciências, pois vão avaliar cada projeto e pontuar com notas no final do trimestre.  
Todos os projetos até agora realizados foram pesquisados e de um modo geral bem desenvolvidos. 
      O projeto sobre "Dinossauros" foram realizados um diário e um cartaz. O projeto "Existe vida em outro planeta?" um mini diário com conclusão e um cartaz. Já o projeto sobre "Espíritos e almas" apenas um pequeno resumo, mas com certezas e dúvidas. 




sábado, 6 de maio de 2017


RELACIONAMENTOS NA ERA DIGITAL

             

         Temos dificuldade em aceitar que vivemos em um mundo virtual, onde as pessoas estão mais preocupadas em estarem conectadas 24 horas, por isso nossa pesquisa em grupo no Pead V da disciplina de Psicologia na vida adulta é: “Dificuldades de relacionamentos em tempos de redes sociais”.
          Acredito que um bom relacionamento não está baseado em rede sociais, mas sim nas conversas cara a cara, no respeito, na reciprocidade, na cumplicidade como se fossem velhos amigos. Se a tecnologia está atrapalhando um relacionamento é porque o amor não está mais conectado, e sim cada um por si.
          Hoje é muito rápido (fácil) encurtar distâncias através das redes sociais, mas também distancia as pessoas do contato físico. Estamos vivendo num mundo de solidão, onde o ser humano está cada vez mais submerso em seu mundo pessoal.

          A Internet é a maior experiência histórica, pois a cada segundo, milhões de pessoas criam e usam um número incalculável de conteúdo digital no mundo online, onde não conhecemos a dimensão e o poder dessa rede. 
           O que muito nos ajuda nessa era digital é que podemos encontrar pessoas através das redes sociais. Muitos casais se conheceram em sites de relacionamentos. De um todo não é tão ruim assim, mas devemos ter um pouco de cautela ao acessar alguns sites.


Resultado de imagem para Dificuldades de relacionamento em tempos de redes sociais

segunda-feira, 1 de maio de 2017


Iniciando o projeto de aprendizagem



       Quando pensei em iniciar o projeto foi primeiramente com a turma do 4º ano, mas como houve troca de professor resolvi fazer com a do 7º ano. A turma do 7º ano reagiu muito bem quando falei que iria fazer um projeto com eles, no primeiro momento pedi-lhes que escrevessem o que mais tinham dúvida ou curiosidade sobre algum assunto.
     Muita besteira foi escrita, mas houve alguns que fizeram questionamentos bem interessantes. A turma é composta por 33 alunos.

Alguns exemplos:

é possível no futuro os animais falarem?
existe vida em outro planeta?
o nosso planeta é o único com vida?
qual é a verdadeira cor do espaço?
qual a cor da lua?
por que a gente não nasce sabendo?
por que água não tem cor?
pode existir espíritos?
por que nossas veias são azuis e nosso sangue é vermelho?

     Num outro momento, pedi-lhes que formassem grupos por interesse de assunto. A turma é bem agitada e no momento das escolhas, foi uma algazarra total, mas enfim consegui forma-los em quatro grupos que ficou assim: grupo 1-"Existe vida em outro planeta"?, grupo 2 -"Seres místicos", grupo 3- "Lua" e grupo 4- "Espíritos e alma".
Com os grupos formados foi pedido que elaborassem o Diário de Bordo.
Resultado de imagem para diario de bordo

Imagem relacionada