desigualdade social
A desigualdade social tem sido cada vez mais intensa
na sociedade e nas relações que a constituem, sendo necessário que a visão
moralizante que constitui a pobreza seja superada, pois os pobres não são assim
constituídos por escolha. Pelo contrário, o que mais lhes faltam são
oportunidades que permitirão escolher e traçar caminhos.
Diante
da compreensão dessa realidade, entende-se que a pobreza está presente na vida
da maioria das pessoas, das famílias que matriculam seus filhos nas escolas
públicas, dos alunos que frequentam aulas no ensino regular. Por isso,
acredita-se que a escola, por meio dos currículos e da prática docente, precisa
discutir essa temática, afinal, trata-se de um produto que é resultado da
estrutura da sociedade. Nesse sentido, a escola pode proporcionar uma análise
crítica da realidade, mostrando as condições históricas e sociais que
resultaram na desigualdade social em que se vive.
Contudo,
a pobreza tem sido vista pelos currículos como carência, sendo a carência
material resultado das carências de conhecimento, de competências, carências de
valores, hábitos e moralidades (ARROYO, 2013). E, assim, a escola não tem
assumido o seu papel de proporcionar o pleno conhecimento da realidade,
inclusive, da condição social dos seus alunos.
Na
escola em que atuo, não se faz distinção do aluno seja por raça, cor, financeiro...todos
são iguais, não há crianças em condições de vulnerabilidade social.
Como
nos coloca Arroyo:
Diante da barbárie com que a infância e a adolescência populares são tratadas, o primeiro gesto deveria ser ver nelas a imagem da barbárie social. A infância revela os limites para sermos humanos em uma economia que se tornou inumana. (ARROYO, 2004, p. 17)
Erradicação da pobreza,
crescimento econômico e sustentabilidade formam o tripé para a construção de um
planeta mais sustentável nos próximos 15 anos. Para o cumprimento dos Objetivos
Globais e a erradicação da pobreza, a participação de governos, setor privado,
academia e sociedade civil é fundamental.
Referência
ARROYO, Miguel Gonzalez.CALDART, Roseli Salete.Por uma Educação do
Campo.Mônica Castagna Molina, (organizadores).Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
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