
Paulo Freire e seu método
de alfabetização de adultos
Há
mais ou menos 50 anos, um brasileiro visionário criou um método de
alfabetização de adultos que mais que ensiná-los a ler e escrever em 45 dias,
resgatava neles a coragem, a vontade e a força para participarem do mundo de
forma crítica e consciente. Esse brasileiro foi Paulo Freire, educador
pernambucano, filósofo, escritor, político e militante de causas sociais. “Ele
elaborou uma teoria do conhecimento e procurou o sentido da educação, centrando
suas análises na relação entre ‘educação e vida’, reagindo às pedagogias
tecnicistas do seu tempo. A educação, para ser transformadora, precisa estar
centrada na vida.
Freire estimulava adultos a entenderem o funcionamento
do registro escrito a partir do conhecimento deles, assumindo que o aprendizado
(e a escola) acontece também fora das quatro paredes da sala de aula.
Ele dividiu seu método em fases. Inicialmente, o
educador explora junto com o adulto a ser alfabetizado quais palavras e temas
são parte do universo vocabular do grupo. Por meio de conversas informais,
seleciona aproximadamente 20 palavras geradoras. Discute o significado daquela
palavra naquele contexto e amplia para outros significados. Depois, o educador
mostra como as sílabas formam as palavras e como essas mesmas sílabas podem ser
usadas para formar outras palavras conhecidas. Durante esse processo, todos
conversam sobre o poder das palavras, para que os falantes possam se apropriar
delas também no registro escrito sem distanciamento, donos delas. Nesse
processo, discutem, além do abc, a compreensão do mundo, inspirando uma postura
pela liberdade.
Paulo
Freire falou o seguinte:
“A
educação de jovens e adultos deve fundamentar-se na consciência da realidade
cotidiana. Não no conhecer letras, palavras, ou frases..., o processo de alfabetização
não pode se dar sobre, nem para o educando, ele tem que se dar com o educando. Não,
o aluno deve conhecer-se enquanto sujeito e conhecer os problemas que o aflige
no dia a dia. Portanto, o aluno deve programar em parte o que num período ele
quer aprender. Não é uma educação bancária.”
O método Paulo Freire estimula a
alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida
entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são
decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.
Referências:
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