quarta-feira, 6 de junho de 2018


Imagem relacionada


Períodos do desenvolvimento, segundo Piaget



      Estágio sensório-motor

(0-2 anos)



        •o comportamento é basicamente motor
     •atividade reflexa; primeiras diferenciações; reprodução de eventos interessantes;    coordenação de esquemas; invenção de novos meios; representação. Exemplos: música de bater palma e pé, sons de barulhos, adoram jogar um objeto no chão e quando o adulto pega jogam novamente, brincar de esconder e aparecer.


       Estágio pré-operacional
                (2-7 anos)




       •é caracterizado pelo desenvolvimento da linguagem e outras formas de representação e pelo rápido desenvolvimento conceitual. Animismo, Antropomorfismo, Egocentrismo,   Raciocínio transformacional, Centração e Conservação.
     •representação: imitação diferida; jogo simbólico; desenho; imagem mental; linguagem falada, fala egocêntrica, fala socializada. Exemplos: imitação de objetos e eventos já distantes, jogo do faz de conta, desenham o que imaginam, representações internas (símbolos) de objetos ou de experiências perceptivas passadas, a criança começa a utilizar palavras como símbolos em vez de objetos.

Estágio das operações concretas(7-11 anos)


a criança desenvolve a habilidade de aplicar o pensamento lógico a problemas concretos, mas com auxílio de material concreto.
operações lógicas: seriação, classificação, descentração, reversibilidade e conservação. Exemplos: a criança organiza mentalmente um conjunto de elementos em ordem crescente ou decrescente de tamanho, agrupamento mental de objetos, capacidade de reverter mentalmente as operações e de usar a inversão, organização e classificação de palavras e frases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário