
Períodos do desenvolvimento, segundo Piaget
Estágio sensório-motor
(0-2 anos)
•o comportamento é
basicamente motor
•atividade reflexa;
primeiras diferenciações; reprodução de eventos interessantes; coordenação de
esquemas; invenção de novos meios; representação. Exemplos: música de bater
palma e pé, sons de barulhos, adoram jogar um objeto no chão e quando o adulto
pega jogam novamente, brincar de esconder e aparecer.
Estágio
pré-operacional
(2-7
anos)
•é caracterizado pelo
desenvolvimento da linguagem e outras formas de representação e pelo rápido
desenvolvimento conceitual. Animismo, Antropomorfismo, Egocentrismo, Raciocínio
transformacional, Centração e Conservação.
•representação:
imitação diferida; jogo simbólico; desenho; imagem mental; linguagem falada,
fala egocêntrica, fala socializada. Exemplos: imitação de objetos e eventos já
distantes, jogo do faz de conta, desenham o que imaginam, representações
internas (símbolos) de objetos ou de experiências perceptivas passadas, a
criança começa a utilizar palavras como símbolos em vez de objetos.
Estágio das operações concretas(7-11 anos)
•a criança desenvolve a
habilidade de aplicar o pensamento lógico a problemas concretos, mas com
auxílio de material concreto.
•operações lógicas:
seriação, classificação, descentração, reversibilidade e conservação. Exemplos:
a criança organiza mentalmente um conjunto de elementos em ordem crescente ou
decrescente de tamanho, agrupamento mental de objetos, capacidade de reverter
mentalmente as operações e de usar a inversão, organização e classificação de
palavras e frases.
Nenhum comentário:
Postar um comentário