Elaboração do texto de Rays (2000) aula de didática, planejamento e avaliação
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MOMENTOS
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PRINCIPAIS IDÉIAS
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DEGUSTAÇÃO
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RELAÇÃO COM A PRÁTICA
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A realidade sociocultural construída pelos seres humanos
será o ponto de referência inicial, o ponto de partida, para o planejamento
do trabalho docente e do trabalho discente.
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Planejar levando em conta a realidade sociocultural do
aluno.
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Para se fazer um bom planejamento é necessário conhecer a
realidade do seu aluno.
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Planejar conhecendo o mundo
social e cultural do aluno, sua história e suas inquietações.
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O professor deve elaborar um projeto de aprendizagem,
levando em conta o retrato sociocultural do aluno, ou seja, planejar um
conteúdo conforme a realidade do educando.
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-entrevistar a família;
-conhecer a comunidade em que o aluno está inserido;
-elaborar um projeto condicente com a realidade escolar.
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Um objetivo- conteúdo é
significativo-concreto quando está diretamente relacionado a um contexto
social determinado, ocorrendo a relação dialética texto-contexto
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Trabalhar
com o aluno o contexto num todo e não só a teoria mas também a prática.
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Os projetos feitos na escola levam em consideração o que
os professores querem trabalhar no trimestre.
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A busca e a organização de caminhos, de metodologias de
trabalho que visam promover concretamente a aprendizagem dos conteúdos e
habilidades que propiciam ao aluno a assimilação crítica da matéria de ensino
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Pensar para repensar...repensar para agir...agir para
transformar..., na qual o pensar para repensar é o início de toda a ação que
se preocupa com o agir depois do pensar para repensar, cuja finalidade
objetiva e material será transformar algo situado a partir do agir reflexivo.
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Muitos professores trabalham com conteúdo proposto pela
escola, e seguem à risca o que é pedido. Não se importando se este conteúdo é
de interesse da turma em geral. Temos
um professor que fala e os alunos escutam.
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A avaliação da aprendizagem não
está em classificar o aluno - notas -mas sim ajudar o professor a acompanhar
o desenvolvimento e aprendizagem do educando, subsidiando seu aprimoramento e
sua
melhoria.
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Conforme a lei o processo avaliativo se faz obrigatório
para verificarmos os avanços de nossos alunos.
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A avaliação é expressa através de notas de dez a cem,
sendo que a média para aprovação é sessenta. Quando o aluno não atinge a
média dos instrumentos de avaliação, o conteúdo do trimestre é recuperado e,
após, aplicado um novo instrumento.
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