sábado, 26 de maio de 2018





Elaboração do texto de Rays (2000) aula de didática, planejamento e avaliação



MOMENTOS
PRINCIPAIS IDÉIAS
DEGUSTAÇÃO
RELAÇÃO COM A PRÁTICA
  1. “Escola e realidade social”



A realidade sociocultural construída pelos seres humanos será o ponto de referência inicial, o ponto de partida, para o planejamento do trabalho docente e do trabalho discente.
Planejar levando em conta a realidade sociocultural do aluno.
Para se fazer um bom planejamento é necessário conhecer a realidade do seu aluno.
  1. “Retrato sociocultural do educando”



Planejar conhecendo o mundo social e cultural do aluno, sua história e suas inquietações.
O professor deve elaborar um projeto de aprendizagem, levando em conta o retrato sociocultural do aluno, ou seja, planejar um conteúdo conforme a realidade do educando.
-entrevistar a família;
-conhecer a comunidade em que o aluno está inserido;
-elaborar um projeto condicente com a realidade escolar.
  1. “Objetivos de ensino-aprendizagem e conteúdos de ensino”


Um objetivo- conteúdo é significativo-concreto quando está diretamente relacionado a um contexto social determinado, ocorrendo a relação dialética texto-contexto
Trabalhar com o aluno o contexto num todo e não só a teoria mas também a prática.                 

Os projetos feitos na escola levam em consideração o que os professores querem trabalhar no trimestre.
  1. “Procedimentos de ensino-aprendizagem”



A busca e a organização de caminhos, de metodologias de trabalho que visam promover concretamente a aprendizagem dos conteúdos e habilidades que propiciam ao aluno a assimilação crítica da matéria de ensino
Pensar para repensar...repensar para agir...agir para transformar..., na qual o pensar para repensar é o início de toda a ação que se preocupa com o agir depois do pensar para repensar, cuja finalidade objetiva e material será transformar algo situado a partir do agir reflexivo.
Muitos professores trabalham com conteúdo proposto pela escola, e seguem à risca o que é pedido. Não se importando se este conteúdo é de interesse da turma em geral.  Temos um professor que fala e os alunos escutam.
  1. “Avaliação da aprendizagem”



A avaliação da aprendizagem não está em classificar o aluno - notas -mas sim ajudar o professor a acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem do educando, subsidiando seu aprimoramento e sua
melhoria.

Conforme a lei o processo avaliativo se faz obrigatório para verificarmos os avanços de nossos alunos.
A avaliação é expressa através de notas de dez a cem, sendo que a média para aprovação é sessenta. Quando o aluno não atinge a média dos instrumentos de avaliação, o conteúdo do trimestre é recuperado e, após, aplicado um novo instrumento.

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