terça-feira, 17 de dezembro de 2019

A DIFERENÇA ESTÁ EM ACEITAR O QUE É DIFERENTE...



                       Inclusão escolar é incluir todos os alunos com necessidades especiais, no ensino regular da rede pública ou privada, compartilhando as mesmas aprendizagens que os outros alunos, dentro de suas limitações. Atualmente, o principal foco da inclusão escolar são as crianças portadores de necessidades educacionais especiais (NEE), que normalmente apresentam algum tipo de deficiência física ou psicológica.
            A Declaração de Salamanca, documento internacional, elaborado durante Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, realizada na cidade de Salamanca (Espanha) em 1994, tinha por objetivo constituir bases de políticas públicas voltadas para a inclusão e acesso de pessoas com necessidades especiais no ensino regular ao redor do mundo.
            A inclusão implica que todas os alunos tenham uma resposta educativa numa escola regular que lhes proporcione o desenvolvimento das suas capacidades. Este princípio vem expresso na Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994).
                                                                              O princípio fundamental das escolas inclusivas consiste em todos os                                                                                            alunos aprenderem juntos, sempre que possível, independentemente das                                                                                      dificuldades e das diferenças que apresente. Estas escolas devem                                                                                                  reconhecer e satisfazer as necessidades diversas dos seus alunos,                                                                                                  adaptando-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a                                                                                          garantir um bom nível de educação para todos, através de currículos                                                                                            adequados, de uma boa organização escolar, de estratégias pedagógicas,                                                                                      de utilização de recursos e de uma cooperação com as respectivas                                                                                                comunidades. É preciso, portanto, um conjunto de apoios e de serviços                                                                                        para satisfazer o conjunto de necessidades especiais dentro da escola. (p.                                                                                    11-12) 

Assim, as escolas devem adequar suas estratégias curriculares para o aluno com necessidades especiais.  


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